7 filmes para conferir no Festival do Rio

O Festival do Rio surgiu em 1999 e desde então é um dos eventos mais esperados pelos amantes do cinema. Esse ano ele ocorre de 24 de setembro a 8 de outubro com uma programação contendo mais de 300 filmes de diversos países.

Os cinéfilos de carteirinha com certeza já estão mais do que familiarizados com o festival e já têm sua lista de filmes definida. Mas a grande oferta de películas pode deixar os leigos que curtem um filme de vez em quando meio perdidos. Como me encaixo nessa segunda categoria, resolvi fazer uma pequena seleção de filmes que gostaria de assistir esse ano:

A Hard Day’s Night – Os Reis do Iê Iê Iê (Versão restaurada)

Sinopse: O cultuado filme de 1964, estrelado por John, Paul, George e Ringo, celebra 50 anos com esta cópia restaurada. Sucesso de público e crítica à época de seu lançamento, esta comédia musical dirigida por Richard Lester retrata alguns dias fictícios na vida dos Beatles, no auge da beatlemania. Considerado pela Time Magazine como um dos 100 melhores filmes de todos os tempos, conta com sucessos como “Can’t Buy Me Love”, “I Should Have Known Better” e “If I Fell”, em performances consideradas até hoje como os primeiros videoclipes da história.

Sessões:

DIA SESSÃO CINEMA
Sábado, 04/10 23:59 Cinepolis Lagoon 6
Terça, 07/10 19:30 Estação Botafogo 1
Quarta, 08/10 16:30 Leblon 2

Fã dos Beatles não pode perder essa oportunidade de ver a versão restaurada do filme!

Boyhood – Da infância à juventude

Sinopse: Acompanhamos a vida de Mason, da infância até o fim da adolescência, vivendo no Texas com sua irmã e os pais divorciados. O pai parece mais infantil que o próprio menino, enquanto a mãe luta para terminar seus estudos e vive se apaixonando pelos homens errados. Entre 2002 e 2013, o diretor Richard Linklater (Antes do amanhecer e Antes da meia-noite) filmou a evolução da história, acompanhando assim o crescimento do jovem ator Ellar Coltrane. Essa experiência inédita resultou num panorama íntimo dos desejos e ansiedades do amadurecimento humano. Melhor direção no Festival de Berlim 2014.

Sessões:

DIA SESSÃO CINEMA
Domingo, 28/09 14:00 Roxy 3
Domingo, 28/09 19:00 Roxy 3
Quarta, 01/10 21:00 Estação Botafogo 1
Sexta, 03/10 16:45 Cinepolis Lagoon 6
Quarta, 08/10 14:00 São Luiz 3
Quarta, 08/10 18:50 São Luiz 3

Gente, eles filmaram os mesmo atores por 12 anos. DOZE FUCKING ANOS! Para mim isso já é motivo suficiente para ver o filme.

Garota Exemplar

Sinopse: No dia em que completa cinco anos de casado, Nick Dunne descobre que sua esposa Amy havia desaparecido sob circunstâncias misteriosas. Logo a polícia e a mídia começam a desconfiar do casamento perfeito demais e passam a apontar Nick como o principal suspeito. Suas mentiras e seu comportamento estranho só pioram a sua situação. Mas o que terá realmente acontecido com Amy? Baseado no best-seller de Gillian Flynn, que assina também o roteiro, o longa marca a primeira parceria entre o diretor David Fincher (Clube da luta, A rede social) e o astro Ben Affleck (Argo, Procura-se Amy).

Sessões:

DIA SESSÃO CINEMA
Domingo, 28/09 19:00 Cinepolis Lagoon 1
Domingo, 28/09 19:00 Cinepolis Lagoon 2
Domingo, 28/09 19:00 Cinepolis Lagoon 3
Segunda, 29/09 21:30 São Luiz 3
Terça, 30/09 18:45 Roxy 3

Quando surge uma adaptação de um livro, todos costumam dizer que o filme não chegará aos pés da obra original. Mesmo assim, adaptações literárias me atraem. Como Garota Exemplar é um livro que está na minha lista, seu filme entra também.

Homens, Mulheres e Filhos

Sinopse: Um grupo de adolescentes do ensino médio e seus pais tentam lidar com as mudanças sociais que a internet impôs a seus relacionamentos, sua comunicação, autoimagem e vidas amorosas. Através de seus personagens, o novo filme de Jason Reitman (Juno, Amor sem escalas e Jovens adultos) traça um olhar sobre a anorexia, a infidelidade, a busca pela fama e a proliferação de material não autorizado na internet, revelando que ninguém está imune às armadilhas criadas por nossos smartphones, tablets e computadores. Exibido em sessão especial no Festival de Toronto 2014.

Sessões:

DIA SESSÃO CINEMA
Quinta, 02/10 14:00 São Luiz 3
Quinta, 02/10 19:00* São Luiz 3
Sexta, 03/10 14:45 Estação Botafogo 1
Sexta, 03/10 21:30 Estação Botafogo 1
Domingo, 05/10 14:00 Roxy 3
Domingo, 05/10 19:00 Roxy 3

Filme com vários artistas conhecidos e uma temática que me agrada. Tem chances de eu achar chato e me arrepende (como em Amor Sem Escalas) ou de me surpreender e gostar (como em Juno). Só vendo para saber qual Jason Reitman será.

Muito Além das Patricinhas de Beverly Hills

Sinopse: Narrado pela estrela adolescente cult Fairuza Balk (de Jovens bruxas), o documentário se propõe a dissecar a alma dos filmes adolescentes, usando como base mais de 200 clássicos modernos do gênero. Financiado por mais de 500 apoiadores através do kickstarter, o longa mostra o amadurecimento dos filmes que abordam temas e personagens da high school norte-americana na era pós John Hughes através da investigação das estruturas narrativas de filmes como As patricinhas de Beverly Hills, Eu sei o que vocês fizeram no verão passado e Meninas malvadas. SXSW 2014.

Sessões:

DIA SESSÃO CINEMA
Sábado, 27/09 13:50 Estação Rio 3
Domingo, 28/09 20:10 Museu da República
Sábado, 04/10 20:10 Estação Botafogo 3
Terça, 07/10 18:00 Cine Joia

Filmes teen são uma paixão! Um filme sobre teen movies então, entrou para a lista sem eu pensar duas vezes. Vi hoje e adorei! Mais do que recomendado para quem curtia os filmes teen da década de 90 e dos anos 2000. Felicidade eterna por citarem “Mal Posso Esperar” e por aparecer uma cena de “Empire Records”.

O Massacre da Serra Elétrica (Versão original restaurada)

Sinopse: Brutal, doentio, perverso, macabro! Um dos filmes seminais do cinema de horror está de volta, comemorando 40 anos, em cópia restaurada. O clássico de Tobe Hooper, fundador do gênero slasher, continua a chocar plateias do mundo todo. Sally, seu irmão paraplégico e mais alguns amigos cruzam o interior do Texas em busca de uma antiga casa de sua família. Eles só não esperavam encontrar um bizarro clã de canibais, capitaneado pelo insano Leatherface, um dos ícones mais assustadores do cinema de horror. Como define o próprio diretor, “um filme sobre gente que se alimenta de carne”.

Sessões:

DIA SESSÃO CINEMA
Sábado, 04/10 23:59 Estação Rio 1
Terça, 07/10 17:00 Cinepolis Lagoon 3

Confesso que adoro filme de terror e suspense. Já tive uma tradição de sempre ver um filme de terror na virada do ano com meu primos. A tradição se perdeu, mas o amor pelo gênero continua. Já assisti mil versões de O Massacre da Serra Elétrica. Nada mais coerente do que finalmente assistir à versão original.

Sétimo

Sinopse: Em uma brincadeira com seus dois filhos, Sebastian propõe uma aposta: ser o primeiro a chegar à rua saindo do sétimo andar do prédio em que vivem. Sebastian usa o elevador, e as crianças, Luna e Luca, descem as escadas. Como sempre, o pai chega em primeiro, mas dessa vez as crianças nunca chegam ao térreo. Elas desapareceram dentro do prédio sem deixar vestígios. A partir daí, Sebastian e sua ex-mulher dão início a uma busca frenética para descobrir o que aconteceu com os dois. Protagonizado por Ricardo Darín, estrela de filmes como O filho da noiva e O segredo dos seus olhos.

Sessões:

DIA SESSÃO CINEMA
Quinta, 25/09 15:20 Estação Rio 1
Quinta, 25/09 22:00 Estação Rio 1
Quarta, 01/10 16:30 São Luiz 3
Quarta, 01/10 21:30 São Luiz 3
Sexta, 03/10 14:00 Roxy 3
Sexta, 03/10 19:00 Roxy 3
Domingo, 05/10 16:00 Cinepolis Lagoon 5
Domingo, 05/10 21:00 Cinepolis Lagoon 5

Parece ser um bom filme de suspense! Como disse antes, gosto muito do gênero. Espero conseguir assistir!!

Tinham muitos outros filmes interessantes que eu colocaria na minha lista, mas escolhi os que eu possivelmente vou conseguir assistir.

Aqui você pode conferir todos os filmes que serão exibidos no festival e montar sua própria programação. Com certeza existe um filme que vai te agradar!

Comentar via Facebook

Comentários

4 comments

  1. says:

    Adorei a lista! Com a retrospectiva do Cimino dificilmente vou conseguir ver todos esses, mas espero te encontrar em pelo menos algumas das sessões!

    Gostei que vc facilitou nossas vidas pinçando trailers e sinopses 🙂 Só aqui fui ler a sinopse do beyond clueless, apesar do título ter me intrigado de cara. E o mais engraçado é que coincidentemente eu revi esses dias no netflix o “nunca fui beijada” e “ela é demais” e a comparação com meninas malvadas é inevitável! Fiquei bem curiosa pro filme (espero que não parta muito pro lado sociológico e fale um pouco de evolução narrativa também! ). P.s. considerando que Mean Girls é hors concours, ainda prefiro “10 coisas que odeio em você”. Mas não vi esse que vc falou!

    Beijos e até breve 🙂

    • Camilla Gonçalves
      Camilla Gonçalves says:

      Vamos nos encontrar sim!! O Massacre da Serra Elétrica tá garantido! 🙂 Vou ver se compro o A Hard Day’s Night logo também.

      O filme não trata só o lado sociológico não! Ele é dividido justamente nas fases narrativas dos filmes. A apresentação dos grupos, o encaixe, a descoberta sexual, o “seguir em frente”. Até reune cenas parecidas de vários filmes, mostrando que a linha narrativa é quase sempre a mesma. É bem interessante.
      Tem cenas desses que você falou! É muita nostagia. Mean Girls é hors concours mesmo! “10 coisas que odeio em você” é um dos meus preferidos também. Esses que eu falei têm lugar no meu coração por causa do Ethan Embry, que foi meu primeiro amor cinematográfico hahaha

      Beijos!!

Deixe uma resposta