Gonçalves Trip: Lisboa – Dia 2

Dia 2 – 06/06

O segundo dia pode ser dividido em dois. Visitamos duas partes bem distintas da cidade. Pela manhã passeamos pela Alfama, o bairro mais antigo de Lisboa. De tarde fomos para o Parque das Nações, uma das partes mais novas da capital, onde foi realizada a EXPO’98.

Acordamos cedo (por volta de 6:30 como em todos os dias da viagem), tomamos nosso café e pegamos o metrô até a estação Martim Moniz, onde descemos e pegamos o Elétrico 28E (aquele bonde amarelo das fotos) que nos deixaria na Alfama. A Alfama não tem metrô, então o melhor jeito de chegar lá é de elétrico. O ponto final desse que pegamos é na praça Martim Moniz mesmo, por isso é melhor esperar lá e ir sentado.

Foi uma viagem rapidinha. Aqui o trajeto que fizemos de elétrico:

eletrico28Vocês podem consultar o site Carris para todas as informações sobre os transportes de Lisboa. (Eu queria dar a dica do cartão do metrô, mas não lembro qual foi o que compramos. Só sei que era um que dava para recarregar e aceitava nos elétricos também).

Saltamos no Largo da Graça e de lá fomos descendo. O ponto que procurávamos era o Largo das Portas do Sol, mas antes disso encontramos a Igreja de São Vicente de Fora.

DSC04136Continuamos a descida até o Largo das Portas do Sol para termos uma vista mais ampla da Alfama.

DSC04142De lá seguimos para a atração principal do bairro: o Castelo de São Jorge. Depois de subirmos mil ladeiras (preparem-se, Lisboa é a cidade das Sete Colinas, ou seja, tem MUITA ladeira), chegamos até a entrada. A área é imensa! A primeira coisa que se vê é um miradouro incrível. Por estar no alto de uma colina, tem-se uma vista ótima de vários pontos da cidade.

DSC04151Além do miradouro, tem também jardins, um sítio arqueológico e o castelo em si.

DSC04161No castelo, que ao contrário da maioria não tinha função de residência, podemos visitar as torres e andar pelas muralhas.

DSC04169DSC04180Quando saímos do castelo nos deparamos com uma fila imensa na bilheteria! Demos muita sorte porque não tinha quase ninguém comprando quando chegamos.

Depois do castelo, mais descida! Agora para chegar até a Sé de Lisboa.

DSC04197Com as pernas doendo já, fizemos uma pausa para o almoço antes de seguirmos para a parte mais afastada da cidade.

O trajeto da manhã foi esse:

lisboadia2-1Nós não fomos até o Miradouro de Santa Luzia, o que foi uma falha. Inclua isso no seu roteiro!

Almoçamos e seguimos até o metrô do Terreiro do Paço (que era o mais perto) e fomos até a estação Oriente. Ali se inicia a segunda parte do dia: Parque das Nações.

A saída da estação dá no Centro Vasco da Gama, um shopping bem bonito.

DSC04198Atravessando ele, você chega na Rossio dos Olivais, uma avenida onde temos as bandeiras de todos os países participantes da EXPO’98.

Rossio dos OlivaisCaminhamos até o Rio Tejo e de lá fomos em direção ao Oceanário. O caminho sobre o Tejo é uma delícia. Dá para apreciar a vista e ainda pegar um ventinho para refrescar o dia que nesse momento tava bem quente.

DSC04205O Oceanário de Lisboa é o segundo maior oceanário do mundo! É bem legal e com certeza vale a visita.

DSC04221 DSC04222 DSC04235 DSC04244Eu super feliz com minha primeira compra da viagem: uma lontra de pelúcia!

Depois da visita ao Oceanário, resolvemos que fazer o passeio de telecabine, aquele teleférico que aparece na foto indo para o Oceanário. Recomendo bastante! A vista é maravilhosa! Dá para ver o Parque das Nações todo e apreciar o Tejo!

DSC04252 DSC04257A telecabine deixa a gente perto do ponto C no mapa abaixo. Voltamos para o Centro Vasco da Gama pelos jardins e a Rossio de Olivais. Fizemos aquela parada esperta no Mc Donalds (me julguem!) e voltamos para o hotel.

O trajeto da tarde foi esse:

lisboadia2-2

Gastos do dia:
Metrô: 10,00 (carregamos o cartão)
Castelo de São Jorge: 7,50
Almoço: 9,50 (peixe frito, arroz e salada)
Oceanário: 16,00
Compras na lojinha do Oceanário: 23,98 (a lontra e bottons)
Telecabine: 3,90
Mc Donalds: 3,50 (hamburger, batata frita pequena e água)
Supermercado: 1,09 (água e pringles, dividido com a minha prima)
Total: 75,47 euros

Comentar via Facebook

Comentários

4 comments

Deixe uma resposta