Não existe alma gêmea

Muitas vezes buscamos uma pessoa que seja do jeito que sempre sonhamos, que arrebate nosso coração, nos leve às nuvens e nunca nos contrarie. A pessoa certa, nossa alma gêmea. Mas alma gêmea não existe. “Feitos um para o outro” também não. São apenas maneiras utilizadas pelos apaixonados para explicar o porquê de estarem juntos.

Se pensarmos bem, essas expressões não fazem sentido. Beira a tristeza pensar que existe uma e somente uma pessoa predestinada a cada um de nós. E se não encontrarmos essa pessoa? E se ficarmos com esse alguém e uma adversidade nos separar? Imagine a dor ao perder a sua “alma gêmea” e ficar condenado a nunca mais ser feliz com alguém?

Felizmente não é assim que funciona a vida. Não existe uma pessoa certa para cada um. Podemos dar certo com mais de uma pessoa. O mundo é cheio de indivíduos interessantes. Utilizamos nosso livre arbítrio para eleger nossos pares dentre tantos que conhecemos ao longo da vida. Escolhemos o fulano, mas poderíamos muito bem ser felizes com o ciclano.

Porém, não devemos pensar que é fácil. A verdade é que relacionamentos não são tão simples quanto o “feitos um para o outro” sugere. Ninguém foi feito para ninguém. Somos todos donos de nossas próprias vidas e individualmente completos. Se escolhemos dividir nossa história com outra pessoa, precisamos ter a consciência de que tanto ela quanto nós temos interesses, qualidades e defeitos particulares.

Justamente por envolver pessoas imperfeitas, namoro e casamento demandam muita dedicação. É preciso querer estar junto e tomar decisões diárias em prol da vida a dois. Brigas e desentendimentos são inevitáveis, mas superá-los é questão de escolha. Relacionamentos só dão certo quando ambos escolhem a superação.

E quando isso acontecer você vai perceber que está diante da pessoa certa. Ela não é perfeita, pode odiar seu hobby preferido, pode implicar com uma mania sua, mas te ama. Vocês se escolheram e se escolhem todos os dias. E isso basta. Porque a verdadeira pessoa certa é aquela que está disposta a fazer dar certo ao seu lado.

Comentar via Facebook

Comentários

2 comments

  1. Daniele says:

    Olá!
    Uma grande verdade! as pessoas que costumam usar clichês e desculpas, para relacionamentos afundados e com êxito. Somos todos seres humanos, falhos, imperfeitos, procurando alguém que aceite nossas imperfeições.

    Um abraço!

Deixe uma resposta