Resenha: O Casamento da Princesa – Meg Cabot

IMG_20151027_105053Início da leitura: 20/10/2015

Fim da leitura: 26/10/2015

Páginas: 448

Nota: 5/5

Editora: Galera Record

Compre: Saraiva / Submarino

Sinopse:  No novo volume de O Diário da Princesa, cinco anos se passaram desde que Mia se formou na faculdade — e sua vida anda bem agitada. Ela coordena um centro comunitário em Nova York, continua perdidamente apaixonada por Michael e está sempre cheia de compromissos reais na agenda. E por falar em compromisso… A imprensa não perde uma oportunidade de maldizer a vida do casal. Por que não se casaram até hoje? Existe outro pretendente? Como a família real permite que ela passe as noites fora de casa? Os paparazzi vivem atrás da princesa, mas ela tem outras prioridades. Até passar um fim de semana romântico com seu amor nas Bahamas. Será que chegou mesmo a hora do “felizes para sempre”?

Opinião da leitora: Depois de 6 anos sem uma continuação da série O Diário da Princesa, Meg Cabot presenteia seus fãs com O Casamento da Princesa. E é claramente um presente para quem acompanha a saga da Princesa Mia desde o primeiro volume. O sentimento de nostalgia é constante.
Todos os personagens presentes nos romances anteriores estão de volta, mesmo a história não tendo continuado do ponto que terminou Princesa Para Sempre. Para mim isto foi uma ótima sacada da autora. Minha maior alegria foi ver esse salto no tempo até o 26º aniversário de Mia (mesma idade em que eu me encontro). Não faria sentido continuar com a história de uma adolescente seis anos depois do último lançamento. Afinal, todos que acompanham a saga desde o início já cresceram também.
A evolução foi perceptível. Mia cresceu como pessoa, está mais feminista do que nunca (só amor) e mais madura, sem perder seu típico jeito estabanado e divertido. Não só a princesa, mas todos seus amigos e parentes mantiveram suas características principais apesar do tempo que passou.
Apesar do título, o casamento real é apenas um dos eixos da história. Os outros não vou contar para não estragar a surpresa, mas são todos muito bem desenvolvidos.
É difícil ser parcial com uma obra que fez parte da minha adolescência. Eu cresci junto com a Mia. Para quem não tem um carinho pela série, dificilmente este será um livro marcante. Mas para quem é fã, esta é mais uma deliciosa história da nossa princesa preferida.

Para quem não lembra dos títulos anteriores, aqui vai a lista:

  • O Diário da Princesa – Livro que deu origem à série de filmes, conta a história de Mia, uma adolescente de catorze anos que se acha uma “aberração” por ter um metro e oitenta de altura e nenhum peito. Vivendo problemas cotidianos, como a rivalidade com uma colega, a paixão pelo garoto mais popular do colégio, e questionando o fato de sua mãe namorar o seu professor de álgebra (um conhecido dela, quando em Nova Iorque e em Manhattan, onde vive, milhares de outras pessoas existem), ignora sua condição de herdeira ao trono do pequeno principado de Genovia (um fictício país europeu). Mia vem a saber disto quando seu pai, a quem vê apenas nos natais, descobre não poder ter mais filhos em razão de um câncer no testículo, e finalmente revela à filha sua condição nobiliárquica: Mia é uma princesa.[2]
  • O Diário da Princesa 2, A Princesa sob os Refletores – O livro começa com a mãe de Mia, Helen Thermopolis – uma artista plástica -, revelando estar grávida de seu professor de álgebra – algo que a garota repudia . Além disso, tem de tomar aulas com a avó paterna (a quem chama de Grandmére – avó em francês) em como ser uma princesa. Mia tem de escrever “outro” diário para a professora de inglês, já que o seu verdadeiro diário não pode ser lido por ninguém. Mia prepara-se para uma entrevista importante, e sua mãe prepara-se para casar. Além disso, alguém começa a escrever cartas como um admirador secreto a ela, o que a faz pensar que é Michael (irmão da sua melhor amiga).[3]
  • O Diário da Princesa 3, A Princesa Apaixonada – O natal esta chegando e com ele o momento em que a princesinha nova-iorquina Mia Thermopolis será finalmente apresentada aos seus suditos da Genovia. O treinamento com sua avó esta cada dia mais duro. E ela ainda tem de enfrentar a gravidez de sua mãe, seu novo padrasto e um inverno rigoroso. Mas o que mais a preocupa não é com a agenda que a espera em seu novo país, e sim se conseguirá chamar a atenção de Michael, o irmão de sua melhor amiga, por quem Mia esta perdidamente apaixonada, apesar de já ter um namorado: Kenneth – Kenny – Showalter.
  • O Diário da Princesa 4, A Princesa à Espera – Mia está na Genovia, longe de Michael, morrendo de saudades de seu namorado. E nem consegue falar com ele! Enquanto isso, a princesa apela para que a Genovia instale parquímetros, mas não consegue e ainda tem que lidar com seu primo mimado, o Príncipe René, a quem Grandmère adora e com seu discurso para encontrar o príncipe William. Em meio a isso, sua avó lhe dá Jane Eyre para ler e diz para ela não correr atrás dos garotos. Tina e Mia seguem as instruções, mas param quando Tina perde o namorado, Dave Farouq El-Abar. Qual o melhor jeito para lidar com namorados?
  • O Diário da Princesa 5, Princesa de Rosa Shocking Mia comemora seu aniversário em um restaurante, onde, após tropeçar em Rommel, o cachorro de Grandmère e derrubar sopa na princesa viúva, o auxiliar de garçom Jangbu Panasa é demitido. Lilly fica revoltada e inicia um protesto, paralisando o serviço de hotéis, restaurantes e bares em Nova York. Mia se preocupa em ir à festa de formatura com Michael, mas ele não quer. E em seu aniversário, Lilly beija Jangbu e Boris (o antigo namorado de Lilly) se torna o namorado de Tina. Para ir à festa de formatura, Mia deve convencer Michael. Como?
  • O Diário da Princesa 6, A Princesa Em Treinamento Mia sofre com a ausência de Michael em sua vida, pois ele está na faculdade. Tira seu primeiro B em inglês, pois a nova professora de inglês, a Srta. Martinez, acha que ela ainda não está preparada para escrever e se dá mal em Geometria. Para coroar, Lilly a nomeia para presidente do Conselho Estudantil. Como Mia vai concorrer com a Lana, a garota mais popular da escola?
  • O Diário da Princesa 7, A Princesa na Balada – Mia é presidente do Conselho Estudantil e em sete meses acaba com os fundos na compra de latas de lixo, na qual a impressão sai errada ficando Bala, em vez de Lata. A princesa precisa arranjar dinheiro para alugar o salão para a festa de formatura do último ano. Sua avó organiza uma peça contando a história da família real da Genovia, em que Mia deve beijar um garoto que não é Michael. E o seu namorado vai dar uma festa com pessoas da faculdade. Será que ela, presidente do conselho estudantil , futura governante de Genovia e prestes a se tornar estrela de um musical, não está pronta para a balada?
  • O Diário da Princesa 8, A Princesa no limite – Desta vez, tudo parece estar bem para Mia: conseguiu passar de ano e se livrou da responsabilidade de ter a presidente do conselho estudantil. Mas rapidamente ela percebe que o ano está longe de ser cor-de-rosa… A professora de Inglês a inscreveu na matéria de Introdução à Escrita Criativa, e todo mundo sabe que a Princesa da Genóvia quer mesmo é ser uma grande escritora no futuro – será que a sra. Martinez não vê que ela já sabe tudo sobre criatividade? Além disso, logo agora quando Mia achava que tinha se livrado de Álgebra e de Geometria, ela tem de aturar Pré-Cálculo! E, pelo amor de tudo que é genoviano, por que Lilly a indicou para ser presidente do conselho de novo?! Mas nada disso se compara às novidades que Michael tem para contar. Tudo bem que Mia torce pelo sucesso do namorado, mas ele precisava inventar um protótipo de braço robotizado para cirurgias cardíacas, tão perfeito que vai ser construído por uma empresa no Japão? O pior de tudo é que com isso ele ficará longe não por uma semana, nem mesmo por um mês – Michael vai morar no Japão por um ano inteiro, ou mais! Mia precisa convencê-lo a ficar. E para isso está disposta a usar qualquer argumento? Até Fazer Aquilo? Esperar ou não esperar? O futuro do seu namoro está em jogo e muitas lágrimas vão rolar.
  • O Diário da Princesa 9, Princesa Mia – Mia precisa discursar em um baile de Gala. Mas, o que ela teria a dizer? E agora que Michael terminou de vez com ela, Mia não consegue levantar da cama e seu peito tem problemas para entrar no soutien. Para completar, sua melhor amiga a odeia e alguém criou um site onde todos a odeiam. Para completar, Mia descobriu um documento que mudará para sempre a história da Genovia…Como ser princesa num mar de problemas?
  • O Diário da Princesa 10, Princesa Para Sempre – Vários acontecimentos e decisões importantes tomam conta da vida de Mia! Ela foi aceita em todas as faculdade dos sonhos, seu aniversário de gala está chegando, sem falar no baile de formatura ( que por algum motivo ela não pode ir ) e as primeiras eleições da história de Genovia onde aparentemente seu primo Rene esta liderando.Para deixar a vida dela ainda mais atordoada, Michael está de volta do Japão,mais charmoso do que nunca e Mia fica em dúvida se o aparentemente perfeito J.P. é mesmo “o cara” da vida dela.
  • O Diário da Princesa 11, O Casamento da Princesa

Fonte: Wikipedia




Comentar via Facebook

Comentários

Deixe uma resposta